Por que 92% das pessoas não cumprem suas metas de ano novo?
Descubra os principais motivos pelos quais tantas resoluções falham e como uma transformação genuína – guiada por Deus – pode mudar isso. Aprenda a alinhar suas metas com propósito espiritual e viva o melhor ano da sua vida!
Nathália Torres
1/22/20259 min read


Já passamos da metade do primeiro mês de 2025, e eu quero te perguntar: você ainda está firme nas metas que criou para este ano ou já desistiu de alguma?
Aliás, você faz parte dos 57% das pessoas que estabeleceram metas, ou está entre os 43% que ainda não criaram nenhuma?
Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Statista Consumer Insights, uma das principais plataformas de estatísticas e dados de mercado do mundo, as principais resoluções de Ano Novo por lá são:
21% dos entrevistados planejam economizar mais dinheiro;
19% querem comer de forma mais saudável;
17% desejam se exercitar mais;
15% têm como meta perder peso;
14% querem passar mais tempo com a família e amigos;
9% buscam parar de fumar;
9% desejam reduzir gastos com despesas de subsistência (como alimentação e energia);
43% não fizeram nenhuma resolução ou meta.
Além disso, outra estatística impressionante mostra que apenas 8% das pessoas realmente seguem suas resoluções ao longo do ano. Isso significa que há uma probabilidade de 92% de que eu e você não cumpramos as metas que colocamos em nossa lista. Isso, é claro, se estivermos entre aqueles que criaram metas.
É exatamente sobre isso que quero conversar com você hoje: como virar o jogo de verdade na vida? Como fazer parte daquele pequeno grupo de pessoas que não apenas têm metas de melhoria, mas as cumprem?
Para mim, a resposta é algo que não costuma aparecer em nenhuma dessas listas, mas deveria ser destacada como a principal meta de todos os anos: “Dedicar tempo de qualidade ao meu relacionamento com Deus”.
Falamos sobre tantas coisas, temos tantos planos, e todos eles são válidos – realmente podem melhorar nossa vida. Mas Deus, muitas vezes, não aparece nessas listas. Hoje, quero convidar você a refletir comigo sobre a importância de colocar Deus não apenas como mais um item na lista de 2025, mas como a primeira e maior intenção do nosso coração para este ano.
Sabe por quê? A maioria das mudanças que listamos são externas. Porém, 92% das pessoas não conseguem concretizá-las porque não houve uma genuína transformação interna. E a verdade é que só conseguimos mudar de verdade quando nosso interior é curado e transformado primeiro.
Jornada de 40 dias para a verdadeira transformação!
Neste Blog e em meu Canal de YouTube, o foco da transformação que buscamos viver – e também ser – está em Deus. Eu falo isso por experiência própria. Passei muitos anos da minha vida tentando preencher um vazio existencial com coisas externas. Mas foi em Deus, e somente n’Ele, que descobri que esse buraco interno que sentimos tem o tamanho exato da profundidade de Deus.
Então, vamos tratar de temas relevantes para nós, especialmente mulheres, como cuidado com a saúde, melhoria na alimentação, vida mais ativa, produtividade, além de como lidar com pensamentos e emoções – sempre sob a perspectiva de como Deus pode nos guiar em cada uma dessas áreas, para que vivamos a verdadeira transformação que desejamos em nossa tríade alma, corpo e espírito.
Por isso, quero fazer um convite especial a você que busca essa evolução completa: criei um Devocional Gratuito, chamado TransformAction, que está disponível aqui neste link. Você pode baixá-lo agora mesmo! Além disso, não deixe de se inscrever no meu Canal do YouTube clicando neste link, onde compartilho vídeos semanais de devocionais, testemunhos inspiradores e conteúdos poderosos para fortalecer e edificar ainda mais a sua fé. Junte-se a essa comunidade de mulheres em busca de crescimento e transformação profunda. Estou te esperando para começarmos essa jornada de fé e mudança!
Sabe, isso já tem queimado em meu coração há um tempo. Em Deus, encontrei o meu refúgio e a força necessária para viver as transformações que sempre sonhei e tanto precisei (e ainda continuo nesta jornada, diariamente). Por conta própria, eram apenas tentativas frustradas. E, sinceramente, não acho justo guardar isso só para mim. Deus tem feito tanto por mim, com tanta misericórdia e amor, que não consigo reter. Eu sinto a necessidade de compartilhar esse caminho com você – o único que verdadeiramente funcionou para mim – e acredito de coração que também pode ser o caminho para você.
O Devocional TransformAction traz, em sua essência, a busca por transformação genuína através da ação de buscar a Deus acima de tudo. Ele é composto por 40 dias de devocionais diários, leituras bíblicas, atividades práticas e campos para anotações, sendo um convite para uma jornada de profunda imersão e intencionalidade na busca de Deus.
Tenho certeza de que você vai viver um ano sobrenatural com Deus, de uma forma que nunca viu antes. E não porque o devocional em si seja um milagre, mas porque é impossível você se dedicar genuína e intencionalmente a Deus sem ver milagres em todas as áreas da sua vida.
Então, saiba que a sua verdadeira transformação, aquela que você realmente quer viver e sentir, não vai acontecer se você economizar mais dinheiro ou alcançar sua tão sonhada jornada fitness em 2025. Tudo isso faz parte de algo maior. A transformação que você deseja só se tornará real quando você decidir se comprometer como um seguidor(a) fiel de Jesus.
O que você quer ser em 2025, um Cristão ou um Discípulo de Jesus?
Hoje, ser cristão até virou modinha, não é? São recorrentes os versículos bíblicos na bio do Instagram, e uma hashtag “cristão”, pronto. Eu sei como é, já vivi isso também. Ser cristão é pela graça, e é de graça! Por que falo isso? Porque Jesus veio no Natal, morreu e ressuscitou na Páscoa e, nós confiamos n’Ele. Ele perdoa nossos pecados e nos dá vida eterna no céu. Isso é pela graça, de graça para nós, e podemos nos chamar de cristãos pois cremos nesta verdade.
O termo “cristão” refere-se a uma pessoa que segue os ensinamentos de Jesus Cristo, acreditando que Ele é o Filho de Deus e o Salvador da humanidade. Os cristãos buscam viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, que estão registrados na Bíblia, especialmente no Novo Testamento, como o amor ao próximo, perdão, compaixão, justiça e fé em Deus.
Em Atos 11:26, está escrito: “Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.” O termo “cristão” foi usado inicialmente para identificar aqueles que se comprometiam a seguir fielmente a Jesus.
No entanto, ser cristão pode ser apenas uma identificação religiosa, muitas vezes limitada a crenças e práticas externas, sem necessariamente um compromisso profundo de aprendizado contínuo e transformação pessoal. É possível ser cristão sem realmente viver os ensinamentos de Jesus de forma prática e intencional.
Mas o nosso verdadeiro chamado, aquilo que realmente vai transformar a minha e a sua vida, é sermos discípulos de Jesus! O termo “discípulo” implica um relacionamento ativo e profundo com Ele. Um discípulo não apenas se identifica como cristão, mas busca aprender com Jesus, imitar Sua vida e seguir Seus passos de forma intencional. Isso é o que traz a verdadeira transformação.
O discípulo se compromete a crescer espiritualmente, aplicar os ensinamentos de Jesus em sua vida diária e, muitas vezes, ajudar outros a fazer o mesmo. Ser discípulo é uma jornada contínua e diária de aprendizado e renovação.
Podemos dizer, então, que todo discípulo é cristão, mas nem todo cristão é necessariamente um discípulo comprometido. Ser discípulo significa seguir Jesus de perto, com uma dedicação profunda à Sua mensagem e ao Seu exemplo.
E essa pergunta é para você: quão comprometido você realmente está com suas mudanças para 2025? Está disposto a ir além de ser apenas cristão e se tornar um discípulo fiel de Jesus?
Jesus nos chama claramente em Mateus 28:19-20: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Como manter as resoluções de Ano Novo com a ajuda de Deus?
Se 2024 não foi como você esperava, talvez seja porque você acreditou em Jesus, mas não se comprometeu a segui-Lo. Para viver a vida que você sempre sonhou, é necessário decidir no mais íntimo do seu ser sair de “ser cristão” para “ser um seguidor fiel, discípulo de Jesus Cristo”.
Chamar-se cristão é gratuito, mas ser discípulo vai te custar tudo. Jesus explica isso claramente em Lucas 9:59-60: “A outro disse: 'Siga-me'. Mas o homem respondeu: 'Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai'. Jesus lhe disse: 'Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus'.”
Jesus nos mostra que segui-Lo deve ser a prioridade máxima. Isso não significa que Deus não se importe com nossas responsabilidades ou laços, mas que Ele deve ser sempre o primeiro em tudo. Mateus 6:33 reforça isso: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”
A resposta de Jesus em Lucas 9:59-60 e Sua direção em Mateus 6:33 enfatiza que o chamado para segui-Lo exige um compromisso radical e intencional, e uma disposição para colocá-Lo de fato em primeiro lugar em nossas vidas. Ser discípulo de Jesus significa carregar a sua cruz e não olhar para a vida antiga. O custo de ser discípulo é você dizer “não” a muitas coisas para poder dizer “sim” a algo infinitamente maior.
E, ao colocar Jesus em primeiro lugar, você começa a viver da maneira que Ele quer e, o melhor, da maneira que Ele sempre sonhou para você. E isso não significa que não haverão tribulações, pois Jesus mesmo diz em Lucas 9:23: “Então ele lhes disse: 'Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.'“ – nós temos que carregar a nossa própria cruz e negar a nós mesmos (desejos carnais e superficiais) diariamente.
Mas, para aqueles que de fato escolhem ser Seus discípulos, Ele promete, em 1 Coríntios 2:9: “Mas, como está escrito: 'Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus preparou para aqueles que o amam.'“ Isso significa que as bênçãos e a glória que Deus preparou para os Seus seguidores são tão grandiosas e incompreensíveis que ninguém pode realmente entendê-las ou imaginá-las com a mente humana.
Então passamos a entender que o convite de Jesus é para sermos discípulos, mais do que um cristão, e decidir de modo intencional: “Eu vou amar a Jesus em primeiro lugar, e vou viver como ele viveu”. 1 João 2:6 diz: “Quem afirma que vive nele deve viver como Jesus viveu”.
Então, como Ele viveu? Jesus viveu uma vida marcada por amor, paz e paciência. Ele demonstrou obediência e compromisso inabaláveis com o Pai, dedicando Sua existência ao serviço e ao sacrifício pelos outros. Sua vida foi um exemplo de perdão, fidelidade ao Seu chamado como nosso Salvador, humildade, e honra para com as pessoas ao Seu redor, incluindo Seus amigos. Mesmo em meio às provações, Ele mostrou alegria e confiança.
Jesus também viveu uma vida de poder sobrenatural, e é por isso que somos chamados a buscar essa mesma dimensão espiritual. Ele exerceu autoridade sobre o mal e tudo o que dele provém. Essa foi a vida de Jesus — e este é o modelo perfeito para todos nós seguirmos.
Então, entendemos que se queremos ser verdadeiramente libertados e transformados em 2025, precisamos nos comprometer com esses 3 passos:
1. Amar Jesus em primeiro lugar
2. Seguir Jesus onde Ele for, viver a vida de Jesus, ser Seu discípulo e carregar a própria cruz
3. Deixar para trás os velhos caminhos
O que você está disposto a deixar para trás para seguir Jesus de verdade e ter sua vida transformada?
Para onde você vai direcionar seu coração em 2025? Coloque no topo da sua lista: “Dedicar tempo de qualidade ao meu relacionamento com Deus e ser uma discípula fiel”. E assim eu saberei, sem duvidar, que este será o melhor ano da sua vida até agora!
Próximo Passo: O Poder da Oração e do Jejum
No próximo artigo e vídeo do YouTube, prepare-se com o seu Devocional TransformAction, uma caneta e sua Bíblia, porque vamos começar a jornada de transformação falando sobre o poder da oração e do jejum.
Espero você! E não se esqueça de conferir as Diquinhas Especiais que preparei abaixo – elas têm sido fundamentais na minha jornada e certamente podem enriquecer a sua também!
Com carinho, Nathália.
Diquinhas Especiais para Impulsionar sua Jornada:
Bíblia com espaço para anotações (NVI)
Ideal para quem ama registrar insights e personalizar em sua Bíblia com anotações, adesivos e post-its, tornando cada momento de leitura ainda mais especial!
Bliblia da mulher que ora (NVT)
Essa Bíblia aborda os desafios da mulher de forma prática e fundamentada na Palavra de Deus. Oferece devocionais inspiradores, estudos bíblicos com exercícios, reflexões sobre mulheres da Bíblia e temas contemporâneos, promovendo transformação e fortalecimento da fé.
Baixe Aqui o seu Devocional TransformAction GRATUITAMENTE!
Fonte citada: Statista Consumer Insights


